Extensão


A obrigatoriedade de realização de atividades de extensão pelos estudantes universitários consta da Lei federal 10.172/2001. Para regulamentar o registro e a inclusão de tais atividades no currículo dos cursos de graduação da UFRJ, seu Conselho de Ensino de Graduação (CEG), editou a RESOLUÇÃO CEG N o 02/2013, “considerando o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, previsto no art. 207 da Constituição Federal de 1988, a concepção de currículo estabelecida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei Federal nº 9.364/96), a Meta 23 do Plano Nacional de Educação (2001-2010) que indica a reserva mínima de dez por cento do total de créditos exigidos para a graduação no ensino superior no País, para a atuação dos estudantes em atividades de extensão”:


São atividades de extensão aquelas em que há a troca de saberes de forma colaborativa entre estudantes, técnicos e docentes com os demais segmentos da sociedade. Essas ações, que podem ser desenvolvidas como projetos, cursos e eventos devem estar registradas junto a Pró- Reitoria de Extensão (PR5), para que sejam creditadas.


No entendimento da PR5:

  • Um projeto de extensão é uma ação acadêmica processual e contínua, formulada em parceria com grupos, movimentos sociais, instituições da sociedade civil organizada ou associações de diversos tipos, com objetivo de compartilhar conhecimentos e saberes a fim de colocar luz sobre questões da realidade, desenvolver novas tecnologias, formular políticas públicas e trazer novas questões para a universidade.

  • Um curso de extensão é uma ação pedagógica de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8h, critérios de avaliação definidos e voltados majoritariamente para público externo a universidade.

  • Um evento de extensão é uma ação que implica na apresentação para um público amplo de resultados e/ou propostas de ações de extensão.


No projeto político-pedagógico das licenciaturas da EBA, as atividades de extensão serão cumpridas pelos alunos, no mínimo em 347 horas, que correspondem a 10% do total de horas destes cursos (Lei Federal 10.172/2001), e registrada como Requisito curricular suplementar (RCS) por meio de participação nos seguintes formatos:

  • Em programas e projetos de extensão, coordenados por docentes da UFRJ;

  • Na organização, ou ministrando palestras, de cursos de extensão;

  • Na organização e realização de eventos de extensão.


A inscrição do RCS BAWZ68 (Artes Visuais) ou BAWZ69 (Expressão Gráfica) será feita no primeiro período de cada curso.


Todas as ações de extensão da UFRJ podem ser pesquisadas através das áreas de interesse pelo link abaixo:

https://portal.ufrj.br/Inscricao/extensao/acaoExtensao/filtro



Tour Virtual Museu D. João VI

Uma experiência educativa e cultural

Esse projeto visa construir um tour virtual, com visão em 3600, pelo Museu D. João VI, da Escola de Belas Artes (MDJVI/EBA). É uma oportunidade de conhecer um pouco do acervo, com aproximadamente 13 mil peças, que se encontra fechado para visitação desde outubro de 2016, em consequência do incêndio ocorrido no prédio da Reitoria. As obras de arte poderão ser giradas, permitindo ter pormenores em vários ângulos. Essa concepção é inovadora ao alterar a maneira como se vê e pensa um objeto artístico, e propicia a inclusão de arte para todos e por todos de forma democrática, pois qualquer pessoa com o link poderá experienciar o acervo. A equipe do educativo (virtual) do Museu estimulará atividades com as escolas visitantes, criando ferramentas de trabalho com interesses sobre cultura e preservação que serão utilizadas por professores e alunos das escolas visitantes. Ao concluir o tour os participantes receberão um questionário, onde poderão colocar dúvidas, sugestões e trazer questões sobre as peças vistas, que serão respondidas pela equipe. Destacamos ainda que, a proposta de tour virtual a espaços culturais obteve grande impacto em meio à pandemia gerada pelo Covid-19. Diferentes museus abriram as portas para visitação virtual, permitindo que a arte e a cultura chegassem a inúmeras pessoas em seu confinamento forçado. Essa proposta também contribuirá para atender as demandas de pesquisadores e estudantes, do Brasil e do exterior, mantendo o MDJVI vivo e ativo junto à sociedade.


Coordenadora: Madalena Ribeiro Grimaldi

E-mail: mgrimaldi@eba.ufrj.br



Participação em Exposição Virtual como Meio de Integração Social na Oficina de Desenho do Centro de Pesquisa e Formação em Ensino Escolar de Arte e Esportes – Núcleo de Arte Sebastião Bernardes de Souza Prata – Grande Otelo


Coordenador: Alvaro José Rodrigues de Lima

E-mail: alvarogd@eba.ufrj.br



O Desenho sobe a Serra: O Desenho no currículo da Educação Básica das Escolas do Município de Teresópolis

O projeto O Desenho sobe a Serra foi idealizado com o intuito de promover, através dos extensionistas, a familiarização e ampliação dos conhecimentos sobre Desenho para alunos do Ensino Básico do município de Teresópolis. O tema para a ação resultou de conversas com a direção e professores de escolas do município de Teresópolis, que demonstraram seu interesse em abordar com seus alunos conhecimentos novos, como o Desenho, que são importantes para a formação cidadã do indivíduo.


Através desse diálogo com algumas instituições da cidade, percebeu-se uma carência na formação artística dos alunos. Foi relatado que em algumas escolas havia apenas um professor de educação artística para todos os alunos e zero com habilitação específica para o Desenho, este fato deixou clara a necessidade de uma análise de currículo das instituições locais. Relatos sobre a demanda do Desenho voltado para o THE.


A participação dos estudantes nesta ação vem ao encontro do cunho interdisciplinar da ação, os extensionistas oriundos de todas as unidades terão um curso de capacitação no qual haverá uma troca entre os mesmos, bem como uma fusão de seus conhecimentos específicos com o saber em questão. Ao final, os extensionistas estarão aptos a realizarem as ações junto às escolas.


Um dos desdobramentos da ação seria um curso virtual disponível para professores e demais profissionais da escola que quisessem se capacitar em Desenho a fim de incluí-lo de forma interdisciplinar em suas aulas.


Coordenadora: Mariane Brito Azevedo Borges

E-mail: mariane.azevedo@eba.ufrj.br ou

odesenhosobeaserra@gmail.com


Projetos Pé de moleque , Arte2 e Enganando o olho

Site dos projetos


Coordenador: Aurélio Antônio Mendes Nogueira

E-mail: aurelio@eba.ufrj.br


Oficinas Comunitárias Voltadas para o Conforto Ambiental e Eficiência

ENERGÉTICA DE HABITAÇÕES (desde 2018) A melhoria da qualidade de vida para a população da Vila Residencial passa pela melhoria do espaço interno e externo de suas residências, no que tange a aspectos ligados diretamente ao conforto ambiental e eficiência energética. Nesse sentido, este projeto de extensão tem como objetivo colaborar com soluções de conforto ambiental que minimizem o desconforto térmico, auxiliando através de soluções arquitetônicas eficientes e sustentáveis. Um trabalho em conjunto com professores e arquitetos do laboratório de conforto ambiental e eficiência energética - LCE/FAU/UFRJ, e o grupo de pesquisas em Conforto Ambiental e Eficiência Energética AMBEE/FAU/UFRJ com a AMAVILA e os moradores da Vila Residencial. Uma parceria de extensionistas da FAU e da EBA.


Coordenação: Professor Claudio Morgado

E-mail: claudio.morgado@fau.ufrj.br e patrizia@eba.ufrj.br



Mulheres, corpo, arte e cidade

A reivindicação de que “lugar de mulher é onde ela quiser” permeia diferentes campos da nossa sociedade, e com relação à presença feminina nas cidades, a afirmação não deixa de ser verdadeira. No entanto, sabemos que existem espaços públicos nos quais as mulheres não se sentem bem-vindas, ou até mesmo são desencorajadas a estar, por questões de segurança. O evento “Mulheres, corpo, arte e cidade” busca repensar essas prerrogativas por meio de performances artísticas femininas – utilizando-se da dança – em espaços públicos da Cidade do Rio de Janeiro.


Coordenação: Odila Rosa da Silva

E-mail: odilarosa@eba.ufrj.br



Atitudes Sustentáveis

O projeto de extensão é desenvolvido pelo grupo de pesquisa LabCA - Laboratório de Criação e Análise de Ambiências da UFRJ, uma ação que abarca diversas atividades de extensão dedicadas à educação e popularização da ciência e da tecnologia que promovem a inserção e a difusão no mercado de produtos e processos de inovação tecnológica, estimulando mudanças no padrão tanto de consumo da população, como de produção de bens e serviços. Coordenadora : Profa. Helena Lacê

E-mail: helena@eba.ufrj.br e patrizia@eba.ufrj.br