TCC

Trabalho de Conclusão de Curso 

Como exigência para a conclusão dos cursos de Licenciatura da EBA, o estudante deverá realizar uma monografia, cujo objeto de investigação deve estar relacionado a temáticas específicas do campo da educação, da prática pedagógica, da prática docente e do ensino.


ORIENTADORES E ÁREAS DE INTERESSE

Prof. Alvaro José Rodrigues de Lima 

Geometria Descritiva; Modelagem Digital; Realidade Virtual; Realidade Aumentada; Animação e Histórias em Quadrinhos


Prof.  Aurélio Antônio Mendes Nogueira

Arquitetura; Arte; Arte-educação; Visualização Científica; Fotografia; Realidade Virtual; Tempo Real; Realidade Aumentada e Virtual Heritage.


Prof. Dalton Almeida Raphael 

Geometria Descritiva; Perspectiva; Estereotomia e Arquitetura no Brasil Colônia.


Prof. Daniel Wyllie Lacerda Rodrigues

Jogos de Desafio; Geometria Dinâmica; Programação Criativa;  Desenho Geométrico; Proporção Divina; Poliedros Platônicos, Arquimedianos, De Catalan e Johnson; Origami e Mecanismos Pop-Up; Fractais; Poliformas, Ladrilhamentos; Simetrias e Transformações Rígidas.


Profa. Danusa Chini Gani 

Sistemas Projetivos; Geometria Plana e Espacial; Modelagem 3D e Paramétrica.


Profa. Doralice Duque Sobral Filha

 Arte/Educação; Historiografia da Arte; Ensino do Desenho; Expressão Gráfica e Aplicabilidades; Desenho Projetivo; Cultura Maker e Prototipagem.


Prof. Luiz Antônio Ferreira das Neves

Desenho de arquitetura e Detalhamento.


Profa. Madalena Ribeiro Grimaldi

Percepção; Representação Projetiva e Design Visual.


Profa. Mariane Brito Azevedo Borges

Ensino do Desenho; Expressão Gráfica e Aplicabilidades; A Interdisciplinaridade do Desenho; Desenho e Meio Ambiente; Desenho e Acústica.


Profa. Patrizia Di Trapano

Cor e Imagem nas Representações Gráficas e Artística; A Perspectiva na História; Aplicações Práticas da Perspectiva e Estudos sobre Perspectiva e Sombras; Iluminação para Espaços Artísticos. 


Profa. Odila Rosa da Silva

Imagética no Ensino da Geometria; Mulheres, Arte e Espaço Urbano. 


Prof. Marcus Vinicius de Paula

História e Teoria dos Quadrinhos; Teoria da Imagem e Iconologia. 



PROCEDIMENTOS

Antes de elaborar a monografia, o estudante deverá cursar a disciplina Metodologia da Pesquisa (BAR363), na qual tomará conhecimento dos critérios de rigor para a elaboração do trabalho científico e suas técnicas. Em sequência à Metodologia de Pesquisa, o mesmo poderá se inscrever na disciplina Monografia, um Requisito Curricular Suplementar, de código BARY01, contando 1 crédito e 45 horas de carga horária.


A monografia será individual, de acordo com a norma Associação Brasileira das Normas Técnicas - ABNT em vigor, para a apresentação de trabalhos acadêmicos, composta em 20 (vinte) a 30 (trinta) laudas de texto argumentativo, não fazendo parte desse cômputo as partes pré-textual (capa, folha de rosto, sumário, resumo, dedicatória, listas de siglas, ilustrações, quadros e tabelas) e pós-textual (referências bibliográficas, anexos e apêndices).


Para elaboração da monografia o aluno deverá consultar o Manual para Elaboração e Normatização de Trabalhos de Conclusão de Curso do Sistema de Bibliotecas e Informação SiBi (Sistema de Bibliotecas e Informação) da UFRJ, disponível no site http://www.sibi.ufrj.br/index.php/manuais-e-publicacoes.


O estudante, devidamente inscrito pelo professor-orientador na disciplina Monografia - disciplina de caráter não-presencial, a ser cursada a partir do 7º período em dois semestres -, iniciará seu trabalho de pesquisa. Este primeiro semestre de monografia tem por objetivo o desenvolvimento do projeto de pesquisa – que prevê a definição do tema, dos objetivos, da fundamentação teórico metodológica e das etapas de trabalho – e a análise dos primeiros resultados.


O aluno deverá, ao fim da disciplina Monografia, fazer uma defesa oral pública, diante do professor orientador e de um leitor crítico que farão a arguição do trabalho. A nota final da disciplina será a média da nota atribuída ao estudante pelo professor orientador e pelo leitor crítico.


O texto monográfico, além de oferecer qualidade técnico-científica, deverá obedecer aos critérios de clareza e de concisão. 


Na defesa oral pública da monografia o aluno poderá também apresentar, além do texto monográfico, sempre obrigatório, um trabalho de produção de material didático, como a elaboração de um jogo, maquete, escultura, desenho livre, pintura, aplicativo para computador ou celular de cunho didático para a facilitação da aprendizagem, seja nas Artes Visuais ou na Expressão Gráfica.